quarta-feira, 21 de setembro de 2022

A Mulher Rei


Título Original: The Woman King
Título no Brasil: A Mulher Rei
País: Estados Unidos
Ano: 2022
Direção: Gina Prince-Bythewood
Roteiro: Gina Prince-Bythewood, Dana Stevens
Elenco: Viola Davis, Thuso Mbedu, Lashana Lynch
Nota: 4/5
Por Amanda Gomes 

Nanisca (Viola Davis) é uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres, muitas que renunciaram uma vida "normal" para se tornarem as guerreiras mais bem treinadas e letais.

Entre as guerreiras está Nawi, uma jovem que tenta a todo custo fugir dos casamentos que seu pai tenta lhe arranjar e percebe a oportunidade de se juntar ao exército do rei como a única opção viável para fugir do que ela considera um destino horrível.

Juntas elas combateram os colonizadores, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. E passam a ser conhecidas como: Agoji.

Este grupo de fortes mulheres foi criado por conta de sua população masculina enfrentar altas baixas toda vez que enfrentavam uma guerra violenta, seja contra os escravocratas ou tribos rivais. Em especial contra a tribo Oyo, para quem foram forçados a dar anualmente escravos do sexo masculino, que usou isso para troca de mercadorias como parte do crescente fenômeno do comércio de escravos. 


"A Mulher Rei" é um filme diferente de tudo o que já foi feito no cinema, mesmo tendo como plano de fundo uma narrativa já conhecida e que poucas vezes é explorada com o intuito de entretenimento. Aqui temos um longa com um elenco incrível e que sabe explorar bem seu roteiro. 

Como uma enorme admiradora de Viola Davis, é impossível não tecer inúmeros elogios para a sua atuação neste longa, dando vida a Nanisca é fácil entender o porquê a atriz vendo ganhando cada vez mais destaque nas produções hollywoodianas. E para quem teve o prazer de ler a autobiografia de Viola, em muitos pontos podemos fazer um paralelo da vida da atriz com a personagem e entender a dimensão do filme e do papel em sua carreira. 

Contudo, não é só Viola quem brilha neste longa, nomes como: Thuso Mbedu, Sheila Atim e Lashana Lynch também merecem destaque por suas atrações impecáveis. 

"A Mulher Rei" é um filme que me agradou em diversos aspectos, alguns como: elenco, fotografia e figurinos. Já no que diz respeito ao roteiro, esse por sua vez não me cativou tanto. Enquanto em alguns momentos o filme era extremamente empolgante, em outras já se tornava um pouco enfadonho. Senti falta de ver um pouco mais sobre a cultura e desenvolvimento das crenças e rituais, mesmo sabendo que esse não é o foco do filme. 

Apesar desses pontos, "A Mulher Rei" é um filme que merece ser visto no cinema e ser o mais amplamente difundido. Eu quero que esse seja o primeiro filme de muitas com esse nível de representatividade que estará ocupando as grandes telas. Sem dúvidas altamente recomendado. 

*Cabine presencial à convite da assessoria

 

3 comentários:

  1. O trailer é de arrepiar.
    Viola maravilhosa
    Uma história que precisa e deve ser contada
    Vem Oscar por aí

    ResponderExcluir
  2. Não assistirei esse filme porque as cenas são muito fortes, não me sinto muito bem com isso. Mas acredito que a atuação da Viola Davis esteja incrível mesmo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ansiosa para que chegue aqui em Lost o quanto antes!
    Viola é fenomenal, mas o cenário, o figurino, as cenas de batalhas, tudo é perfeito demais!!
    Verei com certeza!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)