Título Original: Os Banshees de Inisherin
Título no Brasil: The Banshees of Inisherin
País: Estados Unidos , Reino Unido e Irlanda
Ano: 2023
Direção:Martin McDonagh
Roteiro: Martin McDonagh
Elenco: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon
Nota: 3/5
Por Amanda Gomes
Pádraic é um homem extremamente gentil, que vive em uma pequena ilha, local onde todos os dias são iguais e a vida parece passar sem que ele perceba. Seu mundo inteiro é abalado depois de experimentar a crueldade abrupta e casual de Colm, o melhor amigo com quem bebia e papear todos os dias, até que um dia ele resolve que não quer mais qualquer ligação com Pádraic.
Enquanto os dois amigos de longa data enfrentam uma ruptura, no país estoura uma grande guerra. Pádraic, confuso e devastado, tenta reatar o relacionamento com o apoio de sua irmã Siobhan, que junto com Dominic, filho do policial local, tem suas preocupações dentro da pequena ilha.
Mas Colm não parece disposto a mudar de ideia, ele enxerga em Pádraic um homem de inteligência inferior e que a amizade dos dois faz com que ele desperdice os anos que ainda lhe restam de vida. Colm está tão disposto a romper os laços, que acaba lançando um ultimato chocante para tornar suas intenções realidade, daí os eventos começam a se intensificar.
“Os Banshees de Inisherin” não é daqueles filmes que me despertam curiosidade e que definitivamente não é uma escolha que eu faria para passar o tempo, no entanto, o filme ainda assim consegui me surpreender de uma forma positiva.
Temos aqui um retrato do cotidiano quando se vive em uma região pequena em que os dias são todos iguais, em um primeiro momento o roteiro apresenta uma história quase entediante, já que o auge da vida dos personagens é quando se reúnem para beber.
O longa conta com um excelente auxílio de de fotografia e trilha sonora que encaixa perfeitamente nas cenas, criando uma ambientação totalmente imersiva. Em matéria de figurinos e cenário, a obra também não poupou esforços para criar um clima de uma ilha pequena na Irlanda.
No que se trata de atuação, temos aqui um show belíssimo que realmente justifica as indicações que o filme recebeu ao Oscar. Um elenco que já é um espetáculo por si só, realmente impõe uma carga dramática em seus personagens, fazendo com que a gente sinta o que os personagens estão sentindo.
Apesar de não ter me encantado logo de cara, “Banshees de Inisherin” me entreteu e fez refletir sobre o quão nocivo é se manter preso sempre na mesma rotina, o quanto nós como seres humanos estamos sempre buscando estímulo para nos mantermos vivos. Enquanto para alguns um dia após o outro é o suficiente, já é uma aventura e tanto, outras precisam da mudança e adrenalina para se sentirem vivos.
Eu me diverti tanto com esse filme!!! rs não só por ter visto Colin(crush) mas pelo enredo intrigante e sem noção.
ResponderExcluirCara, os dedos? Eu não me conformei e não sei até o momento como reagir a tudo que aconteceu nesse filme.
Por momentos, eu fiquei receosa com o cachorro rs
Mas foi um filmão pra mim!!!!
Ah, paisagens lindas demais!
Beijo
Angela Cunha
É um filme morno sem grandes acontecimentos.
ResponderExcluirMas vale pelo Colin
Não conhecia o filme mas não me chamou a atenção embora gosto do trabalho do Colin.
ResponderExcluir