Título Original: The Little Mermaid
Título no Brasil: A Pequena Sereia
País: Estados Unidos
Ano: 2023
Direção: Rob Marshall
Roteiro: David Magee
Elenco: Halle Bailey, Jonah Hauer-King, Melissa McCarthy, Javier Bardem
Nota: 5/5
Por Amanda Gomes
Ariel é uma bela e espirituosa jovem sereia com sede de aventura, a caçula das filhas do Rei Tritão. Diferente de suas irmãs e contrariando as regras do pai, Ariel se encanta com o mundo na superfície, ela quer descobrir mais sobre as maravilhas desse mundo desconhecido e sobre os humanos com suas pernas. Ela possui inúmeros objetos que vieram de naufrágios e que não faz a menor ideia de sua utilidade, mas isso ainda não é o suficiente para sanar sua curiosidade sobre a vida fora do oceano.
Desejando descobrir mais sobre o mundo além do mar, Ariel faz uma rápida visita à superfície. Enquanto observa a festa de uma tripulação, uma forte tempestade faz com que o mar fique revolto e acabe causando um grande naufrágio. Ela acaba salvando a vida do Príncipe Eric, por quem acaba se apaixonando, já que sente no jovem a mesma sede de liberdade que ela possui.
Mas para procurá-lo em terra firme e se aproximar do príncipe humano, a sereia pede ajuda à bruxa do mar, Úrsula, e aceita ceder sua voz para que a feiticeira lhe dê pernas. Agora, ela terá o desafio de se comunicar com o rapaz ao experimentar a vida em terra firme, além de entrar em conflito com os valores de sua família.
Que a Disney está investindo em versões live action dos seus maiores clássicos não é novidade, no entanto, essa escolha tem dividido opiniões já que algumas produções são aclamadas e outras duramente criticadas. No caso de “A Pequena Sereia", o filme já vinha recebendo duras críticas desde a escolha de uma atriz negra para o papel principal até a decisão do quão realista os bichos deveriam ser.
E depois de poder conferir o filme em primeira mão, é seguro dizer que será um tempo difícil para os haters. Confesso que estava curiosa para conferir o remake mas sem grandes expectativas e talvez esta tenha sido a melhor decisão, já que o filme conseguiu me cativar e conquistar durante as suas duas horas de duração.
Nesta nova produção, diferente do que foi mostrado nos trailers, teremos um filme cheio de cores vibrantes e que ajudam a criar toda a atmosfera mágica do fundo do mar. A parte visual e fotográfica do filme é realmente incrível, ela prende a atenção e encanta, fazendo com que o telespectador se sinta parte daquele universo.
E sobre o elenco, todo o núcleo principal combinou perfeitamente com seus personagens, entregando excelentes atuações. Halle Bailey nos entrega uma Ariel doce e graciosa, com um poder vocal fantástico, ter uma atriz que cantando realmente fez com que o papel fosse levado para outro nível.
E com relação aos bichos queridinhos da animação, Linguado, Sebastião e Sabichão, temos aqui os bichos mais realistas e falantes como em sua essência, e contrário do que era esperado, isso não causa nenhum estranhamento ou prejudica a história. Muito pelo contrário, os bichos são carismáticos e torna as cenas ainda mais divertidas.
O live action aproveita para justificar o motivo de sua existência, já que atualiza e melhora coisas do original que talvez não funcionassem nos dias atuais. Ao mesmo tempo que aprofunda e adiciona diversidade. E apesar de continuar reacendendo a discussão com relação às escolhas, um pouco questionáveis, da sereia, o filme ainda continua sendo uma produção fantástica.
Para os fãs da animação original ou para os que gostam de uma história com toque de magia, esse é um filme delicioso do início ao fim e que merece ser conferido nos cinemas.
Cabine presencial à convite da assessoria
Amanda Gomes é nossa colunista voluntária
Tô querendo muito assistir não só pela Hailey mas também por causa da minha Viscondessa Kathani Sharma Bridgerton que é uma das irmãs da Ariel
ResponderExcluir