Título Original: Elemental
Título no Brasil: Elementos
Ano: 2023
País: Estados Unidos
Diretor: Peter Sohn
Roteirista: John Hobeerg, Kat Likkel
Elenco: Leah Lewis, Mamoudou Athie, Wendi McLendon-Covey
Nota: 3
“Elementos”, a nova animação da Pixar, é ambientado em uma sociedade extraordinária chamada Cidade Elemento, na qual os quatro elementos da natureza (ar, terra, fogo e ar) vivem em completa harmonia.
Nesta nova história iremos acompanhar Faísca, uma mulher espirituosa na faixa dos vinte anos, com um grande senso de humor e apaixonada pela família, mas que tem um temperamento um pouco quente. E Gota, um jovem empático, observador e extrovertido, que não tem medo de demonstrar suas emoções.
Uma das propostas da trama é acompanhar o romance improvável entre esses dois elementos opostos. Enquanto isso, temos alguns personagens secundários que ajudam a compor a história, como Turrão, um garoto inteligente da terra que mora na Vila do Fogo, Névoa que tem uma personalidade fofa e rosa, está sempre atenta às tendências da moda.
Quando “Elementos” foi anunciado, confesso que a minha expectativa era de que essa nova produção fosse algo parecido com “Divertidamente” e talvez esse tenha sido o meu erro, colocar expectativas e comparações onde não deveria. Apesar de divertido, o filme acaba não indo muito além disso.
Na minha concepção, o que acaba minando um pouco o potencial do filme é a tentativa de introduzir um desenvolvimento romântico. O roteiro apresenta um conceito inteligente, construindo um mundo cheio de invenções, o que já é característico da Pixar, que no entanto não é nada muito grandioso como costuma ser. Além da construção não ser grandiosa, ainda é usada como pano de fundo para o desenvolvimento romântico dos personagens principais.
Contudo, o filme acaba apresentando uma história confusa e com metáforas exageradas, tendo em mente que o público alvo são crianças, a única coisa capaz de prender a atenção delas são os visuais coloridos e chamativos.
Um dos pontos positivos é como buscam tratar de forma mais leve e fácil temas que são considerados tabus, em especial tendo em mente para qual tipo de público o filme se destina.
“Elementos” está longe de se tornar um dos meus queridinhos, mas ainda assim é um filme com potencial para entreter a criançada durante o período de férias que vem por aí. E por mais provável que a história seja e com algumas falhas, uma comédia romântica é sempre uma excelente pedida.
Acho que vou curtir
ResponderExcluir