terça-feira, 18 de julho de 2023

Barbie - O Filme (Crítica Dupla) Amamos!

 



Título Original: Barbie

Título no Brasil: Barbie

Ano: 2023

País: Estados Unidos

Diretor: Greta Gerwig

Roteirista: Greta Gerwig, Noah Baumbach

Elenco: Margot Robbie, Ryan Gosling, America Ferrera

Nota: 5/5

Por Amanda Gomes


Barbieland, o mundo mágico das Barbies, o lugar onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas, curtir festas, passear na praia e no dia seguinte fazer tudo de novo, exatamente igual ao dia anterior. 

Contudo, uma das Barbies começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, começando a questionar sobre o sentido da sua existência e o motivo de fazer as coisas exatamente iguais, todos os dias. Junto desses pensamentos, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar, sua casa dos sonhos começa a apresentar alguns defeitos e agora seus pés estão achatados. 



Desesperada sem saber o que fazer e doida para que as coisas voltem ao normal, Barbie é forçada a sair de Barbieland e buscar por respostas no mundo real. Ela vai precisar lutar contra dificuldades de não ser mais apenas uma boneca. Ela irá enfrentar muitas loucuras no mundo real acompanhada de Ken, que parece cada vez mais fascinado por esse novo mundo. 




















Barbie vai enfrentar dificuldades para se ajustar no mundo real, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.

Muito vem sendo especulado sobre “Barbie” ser o filme do ano, uma das esperas mais aguardadas, é claro que junto disso vem uma expectativa enorme sobre a produção. E é com muita alegria que digo que o filme foi além do que eu estava esperando. É uma produção mágica e encantadora, uma obra digna da boneca que marcou e moldou gerações



Greta Gerwig aposta em um roteiro extremamente inteligente, que vem recheado de um humor ácido e divertido. É um roteiro que foge do básico e do óbvio do que talvez se espera de um filme live action da Barbie. O roteiro aborda temas extremamente atuais de uma forma humorada e sarcástica, se aproveitando dessa pegada para tecer críticas extremamente pertinentes ao sistema atual no qual vivemos. 

Não conheço o trabalho da diretora para além deste lançamento, mas ela definitivamente soube trabalhar muito bem toda a proposta que criou. “Barbie” mescla de forma incrível a comédia e o drama, de forma extremamente equilibrada que é o que faz com que a atenção da audiência fique hipnotizada durante todo o momento. 





















Além do acerto no roteiro e direção, o elenco é outro sucesso digno de destaque. Que eu sou uma grande fã do trabalho da Margot é até difícil de esconder, e quando soube que ela seria a Barbie fiquei extremamente empolgada e como sempre ela deu um show de atuação. Ela simplesmente É a Barbie, encarnando a boneca com extrema perfeição e dando uma grande profundidade para a personagem. Ryan Gosling foi uma grata surpresa, apesar de não acompanhar tanto os seus trabalhos, fiquei maravilhada com a sua entrega no papel de Ken e em como ele rouba a cena em vários momentos, ao contrário de seu personagem, ele vai além da sombra da Barbie. 















Em questão de trilha sonora, desde que os artistas foram anunciados, não era dúvida de que seria uma trilha sonora que bombaria em todas as playlists e ver as músicas no filme, como elas encaixam bem e ajudam a contar a história é até difícil de descrever. Mas um destaque especial para Billie Eilish que certamente já irá garantir outro Oscar de melhor canção. 


“Barbie” foi um filme que me divertiu e emocionou. Foi tão bom toda a sensação de empolgação gerada pelo filme, me senti de volta para a infância com a expectativa de lançamento de algo que fez parte da minha vida. Minha dica é: juntar as amigas e correr para os cinemas.


*Cabine de imprensa presencial à convite da assessoria


Veja a crítica da Raffa Fustagno em vídeo


2 comentários:

  1. Estou vendo o vídeo pelo celular e tentando me lembrar qual minha relação com a boneca.. sei lá, só me lembrei ter arrancado o braço da Barbie da vizinha.
    Lá em casa, a gente não tinha bonecas rs não aprendemos a ter.
    Vou ver o filme? Aham!!!
    Triste agora vai ser explicar pra Rafaela daqui que tem idade pra ver, ela agora ciscou que quer tudo rosa.
    Dou conta não!!!
    beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  2. Aaaaa! Amei o caminho que a diretora tomou.... repleto de críticas e busca por se conhecer

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)