Título Original: Snakehead
Título no Brasil: Crimes em Chinatown
Ano de produção: 2021
Elenco: Devon Diep, Shuya Chang, Sung Kang, Amy Tsang (I), Branden Smith
Nota: 4/5
Por Giselle Magno
“Snakeheads” são chamadas as gangues chinesas que contrabandeiam pessoas para os Estados Unidos. Eles estão atrás dessas pessoas não por dinheiro, mas em troca de trabalho, dos mais variados tipos.
Irmã Tse, é uma dessas pessoas que vão aos Estados Unidos com os “snakeheads” e tem que pagar sua dívida exorbitante através de trabalho com prostituição. Porém, ela não quer esse destino e acaba impressionando a matriarca da gangue e caindo em suas graças e assim subindo na hierarquia da máfia.
Irmã Tse vai ao país atrás de sua filha que foi adotada por americanos, e não atrás do sonho americano. E assim a mulher foca todo seu esforço nesse objetivo.
O longa é muito eficaz em mostrar a ferocidade da gangue chinesa e tudo que eles são capazes e como eles tratam as pessoas envolvidas. Tsé sabe que ela não está a salva da ira da família, porém ela consegue conquistar a quase todos com sua força de vontade em fazer o que tem que ser feito.
O diretor escolheu em cenas bem escuras que aumentam ainda mais a sensação de perigo e tristeza que aquelas situações trazem. E gostei de que em algumas cenas, a escolha do posicionamento da câmera é bem diferente e inovadora.
O que senti falta é uma explicação mais aprofundada de como a gangue funcionava e como Tsé conseguiu subir tanto e tão rápido na hierarquia. Parece que algumas etapas e cenas foram “puladas”. Porém nada que chegue a prejudicar a experiência do filme.
Outro ponto negativo foi a atuação da protagonista Irmã Tsé, que apesar de se esforçar, não achei que ela conseguiu passar toda a intensidade que sua personagem pedia. Os outros protagonistas, apesar de unidimensionais, conseguiram atingir o objetivo deles.
Apesar de ser um filme com um tema pesado e denso, fiquei impressionada com algumas reviravoltas do final e para onde o roteiro levou a protagonista. Porém, apesar de Tsé ter ido aos Estados Unidos por um objetivo bem especifico, isso fica meio perdido e esquecido no desenrolar do longo, para só voltar ao final e amarrar a história.
“Crimes em Chinatown” é um filme sobre máfia que fala sobre família, lealdade e fazer o que é certo, apesar das circunstâncias.
*cabine on-line à convite da A2 Filmes
Assista aqui o vídeo narrando essa crítica
Eu tinha lido bem por cima sobre esse filme, mas confesso que não fazia ideia que era sobre a máfia e máfia e família são praticamente a mesma coisa.
ResponderExcluirmesmo com as ressalvas, fiquei com vontade ver!!!
Beijo
Angela Cunha
Excelente crítica
ResponderExcluir