Título Original: Máquina do Desejo
Ano: 2023
País: Brasil
Diretor: Joaquim Castro
Elenco: José Celso Martinez Correa, Renato Borghi, Itala Nandi
Nota: 3/5
Por Amanda Gomes
“Máquina do Desejo” é um documentário que narra a história dos 60 anos do Teatro Oficina, em que retrata a trajetória de Zé Celso, responsável por revolucionar a linguagem teatral no Brasil e que junto com um grupo de atores, construiu uma forma de resistência política durante tempos conservadores e de ataques à expressões culturais.
A obra se propõe a ser um mergulho em diferentes formações da companhia, focando na resistência, que transborda o palco e alcança a história do Brasil. Construído a partir do acervo audiovisual da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona que, por mais de seis décadas, faz da liberdade de criação uma conquista irreversível.
A produção é um panorama interessantíssimo e muito rico sobre toda a história do Teatro Oficina, e da história do teatro como um todo. E as imagens do acervo audiovisual nos fornecem uma viagem interessantíssima para o passado, apresentando inclusive uma conceituação histórica do contexto político da época.
O documentário também é uma bela homenagem ao Zé Celso, que faleceu no início do mês. Mas sua obra e arte permanecem vivíssima registradas nessas produção.
Para os que curtem uma produção cinematográfica que insere contexto histórico, nos fazem pensar e conhecer além do que já conhecemos do teatro. Essa sem dúvidas será uma produção que irá agradar.
Apesar de toda a proposta e montagem terem sido feitas de uma maneira excelente, bem expositiva, utilizando-se de uma linguagem acessível para todos os públicos. Não foi uma produção que me fisgou tanto, apenas por questão de gosto pessoal, mas isso não diminui o bom trabalho da produção e também não se restringe para um público específico.
Então se você possui o interesse ou oportunidade de conferir "Máquina do Desejo", sem dúvidas é uma experiência da qual não irá se arrepender.
*Cabine on-line à convite da assessoria
Um mergulho na história do nosso cinema e uma linda homenagem
ResponderExcluirZé Celso merece toda a homenagem!!! Que lindo documentário!!!
ResponderExcluirQueria ter a oportunidade de ver!!
Beijo
Angela Cunha