Título no Brasil: O Crime é Meu
País: França
Ano: 2023
Direção: François Ozon
Roteiro: François Ozon
Elenco: Nadia Tereszkiewicz, Rebecca Marder, Isabelle Huppert
Nota: 4/5
Por Amanda Gomes
Tendo como inspiração a peça francesa de 1934, "Mon Crime", o filme de mesmo título tem seu start na confissão de um crime que promete desenrolar uma história bem mais complexa.
Madeleine é uma atriz jovem, pobre e sem talento, acusada de assassinar um famoso produtor. Ela e sua amiga Pauline enfrentam muitas dificuldades financeiras, especialmente para arcar com o aluguel do apartamento onde moram.
Pauline é uma advogada desempregada e recém formada, mas é ela quem irá defender a amiga. Madeleine é absolvida por legítima defesa. Então uma nova vida de fama e sucesso começa para a jovem, mas os dias de glória rapidamente chegam ao fim.
Quando a verdade por trás do crime é finalmente revelada, Madeleine pode perder toda a notoriedade que alcançou.
"O Crime é Meu" conta com uma belíssima fotografia, sendo tão bem trabalhada que é capaz de nos fazer imersos na cena como se tivéssemos em Paris realmente. O roteiro se utiliza de várias situações inesperadas e até um pouco absurdas, mas que é o que contribuem para construção do humor presente nas cenas.
O longa tem um foco enorme nas duas protagonistas, que possuem uma excelente química em tela e colabora de forma positiva para o desenvolver do filme. Caso contrário poderia ter transformado toda a experiência em algo tedioso.
Apesar de ser uma obra que se passa em 1930, o filme aborda questões muito atuais e presentes em nossa sociedade. O filme vai abordar questões ligadas ao machismo e colocar em pauta o feminicídio, que por muitos é tratado de maneira banal, mas o que aconteceria se os papéis fossem invertidos?
O roteiro consegue mesclar muito bem a comédia e o suspense, fazendo com que o público se divirta enquanto começa a ruminar perguntas sobre a trama.
"O Crime é Meu" é um filme que eu não esperava curtir tanto mas acabei sendo pega de surpresa. Uma excelente dica para quem quer se aventurar com o cinema francês e para aqueles que já são fãs.
Premissa bem interessante.
ResponderExcluirCurto muito quando os filmes, nesse caso um filme com vibe noir e antiga, aborda temáticas importantes e atuais