segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Para Onde Voam as Feiticeiras [Pré Estreia]

 


Título Original: Para Onde Voam as Feiticeiras

País: Brasil

Ano: 2023

Direção: Beto Amaral, Eliane Caffé, Carla Caffé

Roteiro:Eliane Caffé, Carla Caffé

Elenco: Preta Ferreira , Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi, Mariano Mattos Martins, Thata Lopes e Wan Gomez

Nota: 4/5

Por Amanda Gomes 


“Para Onde Voam as Feiticeiras” é um documentário nacional, que possui como objetivo trazer luz para pautas ligadas à comunidade LGBTQIA+ e a importância da resistência política através das alianças de luta comum entre coletivos de negritude, indígenas e trabalhadores sem teto.  


E é por meio de manifestações artísticas, feitas por um grupo diverso de performers, bem nas ruas de São Paulo, que debates como questões de gênero, desigualdade social e preconceito são levantados. Além de tentar mexer com o imaginário popular e provocar pensamento, os artistas explicam suas lutas cotidianas para aqueles que estejam interessados em adquirir uma nova perspectiva sobre as mais sutis camadas da intolerância.


Para aqueles que não estão completamente por dentro das pautas debatidas, pode ser que de início as críticas abordadas no filme sejam incômodas e indigestas. Digo isso como uma mulher branca cisgênera, que em um primeiro momento, logo no início do longa, viu toda a temática abordada como mais uma extensão de militância virtual. Contudo, essa opinião foi mudada ao longo da narrativa e percebi que apesar de me considerar uma aliada das causas, ainda me falta caminhar muito para sair do meu lugar de privilégio e realmente entender as dores das pessoas que estão em situação de marginalização e intolerância. 


É muito interessante perceber que apesar de temas importantes e até mesmo pesados, os atores conseguem fazer humor com muitas das situações, tentar trazer leveza para assuntos que já são tão sérios.  Ao mesmo tempo que demonstram tamanho talento e criatividade, o quanto mereciam estar ocupando espaços maiores do que os a sociedade os restringem. 


Outro ponto que é abordado no filme e que chamou muito meu interesse, é a interseccionalidade entre as pautas. Perceber que que ainda falta diálogo e cooperação entre alguns coletivos, para que ambos ocupem cada vez mais espaço juntos. 


“Para Onde Voam as Feiticeiras” é um longa que vai incomodar muitas pessoas, tendo em vista o quão preconceituoso é o país em que vivemos. Ao mesmo tempo vai abrir portas para aqueles que estão abertos ao diálogo, aos que querem conhecer mais do que está fora de suas bolhas. E obviamente, traz uma esperança e representação para diversos coletivos, aqueles que precisam ser lembrados que eles possuem o direito de ocupar mais espaços, seja nas artes, na política e no mercado de trabalho. 


Fui surpreendida positivamente com esse longa e espero que ele ganhe cada vez mais espaço, destaque e que seja uma grande porta para que muitos outros sejam feitos, e assistidos.






















*Amanda também assistiu o bate-papo que teve pós exibição





O debate contou com Erika Hilton, Pastor Henrique Vieria, Preta Ferreira, Beto Amaral (diretor) e teve 

Mediação de  Monica Benicio




Um comentário:

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)