Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UC67C...
🎬🎬🎬🎬
Mal Viver
um filme de João Canijo
127 min., 2023, Portugal, DCP
sinopse
Cinco mulheres da mesma família, de diferentes gerações, administram um antigo hotel familiar, na costa norte de Portugal, tentando salvá-lo da decadência inexorável. Um conflito antigo, talvez irreparável, pesa sobre elas: são mães incapazes de amar suas filhas. Quando a jovem Salomé chega ao hotel, velhas feridas são reabertas. Vivendo neste mesmo espaço, por vezes claustrofóbico, causa uma perturbação que traz à tona ódios latentes e rancores acumulados.
ficha técnica
Roteiro: João Canijo
Fotografia: Leonor Teles
Montagem: João Braz
Som: Tiago Raposinho
Produção: Pedro Borges
Elenco: Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto
Título original: Mal Viver
Classificação indicativa: 14 anos
sobre o diretor
O cineasta português João Canijo, nasceu no Porto, em 1957. Foi estudante de História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre 1978 e 1980. Abandonou esses estudos para se dedicar ao cinema, tendo sido assistente de realização de Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Alain Tanner e Werner Schroeter. Em 1988, realizou seu primeiro filme “Três Menos Eu”, selecionado para o Festival de Rotterdam. Participa do Festival de Cannes, na mostra Un Certain Regard por duas edições: em 2001, com “Ganhar a Vida”, um drama trágico protagonizado pela atriz Rita Blanco que participou de diversos filmes de Canijo como “Três menos eu”, “Filha da mãe”, além dos mais recentes; e com “Noite Escura”, em 2004, que foi o filme português escolhido como candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro daquele ano. “Mal Viver” recebeu o Urso de Prata, Prêmio do Júri, no Festival de Berlim 2023 e “Viver Mal” participou da mostra Encounters, também em Berlim.
filmografia
2023 Mal Viver
2023 Viver Mal
2017 Fátima
2011 Sangue Do Meu Sangue
2007 Mal Nascida
2003 Noite Escura
2000 Ganhar A Vida
1998 Sapatos Pretos
1990 Filha da Mãe
1985 Três Menos Eu
festivais
- Berlinale 2023 - Urso de Prata, Prêmio do Júri.
*Cabine de imprensa on-line à convite da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)