Título original: 20 Days in Mariupol
Título no Brasil: 20 Dias em Mariupol
País: Ucrânia
Ano: 2023
Diretor: Mstyslav Chernov
Roteirista: Mstyslav Chernov
Nota: 3,5/5,0
Por Amanda Gomes
“20 Dias em Mariupol” se trata de um documentário ucraniano dirigido por Mstyslav Chernov que acompanha uma equipe de jornalistas ucranianos encurralados na cidade de Mariupol, enquanto lutam para continuar cobrindo a invasão russa do território. Graças ao grupo, foram capturadas imagens da destruição causada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Esse sem dúvidas não é o tipo de documentário que eu assistiria por conta própria, ao mesmo tempo em que fico “grata” por ter tido a oportunidade de conferi-lo. Esse é o tipo de produção que você espera assistir na escola durante uma aula de história ou geopolítica.
Apesar de acompanhar toda a cobertura através dos jornais, ao assistir o documentário foi possível perceber que os noticiários não transmitem sequer ⅓ do que de fato vem acontecendo na Ucrânia e as consequências do ataque.
“20 Dias em Mariupol” é completamente incômodo e sofrido de assistir, testemunhar o sofrimento do povo ucraniano, o desespero de jovens e idosos com quando irá acontecer o próximo ataque. Sem qualquer segurança ou esperança de que as coisas acabem logo, e se possível de uma forma pacífica e tranquila para eles, é algo que causa uma tremenda dor e empatia em quem está assistindo.
Na minha concepção uma das cenas uma das cenas mais fortes foi ver uma criança ferida após um dos bombardeios e os médicos tentando salvá-la, o que infelizmente não foi possível. Testemunhar aquele pequeno corpo indefeso e sem vida por conta de maldade e ganância é de uma dor sem tamanho.
Para aqueles que gostam de assuntos geopolíticos e se interessam em saber mais sobre a real situação da Ucrânia, esse sem dúvidas é um documentário indispensável. No entanto, se você não é uma pessoa de estômago forte, talvez seja melhor permanecer somente com as informações dos noticiários.
*Cabine on-line à convite da assessoria
Confira a versão em vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)