Título no Brasil: Uma Vida - A História de Nicholas Winton
Título Original: One Life
Ano: 2024
País: Estados Unidos
Diretor: James Hawes
Roteirista: Lucinda Coxon, Nick Drake
Elenco: Anthony Hopkins, Johnny Flynn, Helena Bonham Carter
Nota: 5/5
Por Amanda Gomes
Neste drama biográfico iremos acompanhar a história do extraordinário e humanitário Nicholas Witon, que 1938, durante uma visita feita a Praga, durante o período da Segunda Guerra Mundial, fica horrorizado com a situação na qual as famílias ali viviam por conta da grande influência proveniente da Alemanha nazista.
Tocado pela situação a qual presenciou, Nicholas junto com um grupo de apoio, consegue ajudar pessoas, em especial crianças, a fugirem do Holocausto e irem para a Inglaterra antes das fronteiras serem fechadas.
No entanto, anos depois, Nicholas fica atormentado com o sentimento de culpa pensando naqueles que ele não conseguiu resgatar. Depois de encontrar com uma sobrevivente que ele socorreu é que ele começa a conseguir se livrar do peso da culpa.
Temos aqui um roteiro que irá nos apresentar a história por meio de duas linhas temporais diferentes e paralelas. Ao mesmo tempo em que acompanhamos um jovem Nicholas que utiliza locomotivas para transportar as crianças em segurança, temos também o velho Nicholas casado que construiu uma linda família, relembrando as memórias de um tempo sombrio e envolto em culpa por não ter conseguido salvar mais crianças.
Essa dualidade da narrativa é o que acaba por criar um contraste entre as duas tramas e trazer uma complexidade emocional para a história. E é tão tocante um homem que fez tanto por pessoas desconhecidas, movido por pura bondade, carrega um peso e uma culpa por não ter conseguido fazer mais.
O filme possui uma narrativa sensível e tocante, em especial por tratar com respeito e delicadeza a forma que tratou a representação de cada criança salva, sem transformar em apenas números na história. É obviamente uma trama recheada de momentos de dor e horror.
Mais do que apenas retratar e homenagear a vida do grande humanitário, procura também retratar os desafios enfrentados por ele para que conseguisse ajudar cada criança daquelas e proporcioná-las segurança.
Para os fãs de biografia que adoram uma história inspiradora e que retratem pessoas que carregam o máximo de bondade em seus corações, essa sem dúvidas é uma excelente escolha. É na verdade uma recomendação vital para que todos possam conhecer um pouco mais de Nicholas Winton.
Confira em vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)