quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Com mais de 500 mil espectadores na França, filmes de Quentin Dupieux estão confirmados no Festival Varilux

 



SEGUNDO ATO’ COM LÉA SEYDOUX, LOUIS GARREL, VINCENT LINDON E RAPHAËL QUENARD ABRIU O FESTIVAL DE CANNES EM MAIO ÚLTIMO 

Fotos


 Conhecido do público brasileiro pelo longa “Fumar Causa Tosse” (2022), o diretor Quentin Dupieux – também produtor e artista de música eletrônica - terá duas de suas mais recentes produções apresentadas no 15º Festival Varilux de Cinema Francês, entre 7 e 20 de novembro, em todo o Brasil: “Segundo Ato” e “Daaaaaalí!”. Os longas já fizeram ,ais de 500 mil espectadores desde sua estreia na França.
 

Abertura do Festival de Cannes deste ano, “Segundo Ato” traz no elenco, entre outros, Léa Seydoux, Louis Garrel (ganhador dos César por Melhor Roteiro Original por “O Inocente” (2023) e de Melhor Ator Estreante por “Amantes Regulares” (2026), Vincent Lindon (ganhador do César de Melhor ator por “O Valor de um Homem” (2016) e Raphaël Quenard (ganhador do César de Melhor Revelação Masculina por “Cão Danado”). No longa, quatro atores se encontram na filmagem de uma obra realizada 100% com inteligência artificial. Aos poucos torna-se difícil distinguir a ficção da realidade.


 

Já “Daaaaaalí!”, integrou a competitiva do Festival de Veneza. O longa conta a história de uma jornalista francesa que encontra o icônico artista surrealista Salvador Dalí em várias ocasiões, para um projeto de documentário. A produção do filme, no entanto, não se desenvolve como o esperado e resultando em muitas surpresas. O elenco conta com os renomados Gilles Lellouche e Pio Marmaï, Anaïs Demoustier (ganhadora do César de Melhor Atriz por “Alice e o Prefeito” (2020) e Jonathan Cohen.
 

Quentin Dupieux descobriu sua paixão pelo cinema aos 12 anos, quando ganhou sua primeira câmera. Ele aprendeu a filmar sozinho, o que deixa suas obras ainda mais originais. Sempre fora dos padrões, o diretor se destaca também por sua versatilidade: escreve, dirige, filma e edita suas próprias produções.

 

Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a Alliance Française, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

 

Sobre a Bonfilm

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 14 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas e somou um público de mais de um 1,2 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e que já teve uma edição em São Paulo, além de cinemas de todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)