sexta-feira, 4 de outubro de 2024

RioMarket 2024 vai realizar encontros com renomados autores e roteiristas

 


O RioMarket 2024 vai reunir renomados autores e roteiristas no Armazém da Utopia, Zona Portuária do Rio de Janeiro. As masterclasses começarão no dia 5 de outubro, com o tema: True Crime - um gênero que fala com todos os públicos, com o diretor Marcos Jorge, que irá explorar como o True Crime (histórias de crimes verdadeiras) tem conquistado diferentes audiências. Será discutido os elementos que tornaram o gênero tão cativante, desde a narrativa investigativa, a produção e como as plataformas digitais ampliaram o alcance do gênero.


No mesmo dia, o diretor Paulo Fontenelle e o analista de conteúdo Gustavo Martínez farão palestra sobre as particularidades e Os desafios de fazer um filme de terror. Os palestrantes discutem os aspectos criativos e técnicos, como construção de suspense, efeitos visuais, trilha sonora e orçamento, além dos desafios em envolver e assustar o público de maneira eficaz. A conversa também aborda o processo de desenvolvimento de roteiros, direção e os fatores que tornam uma produção de terror impactante e memorável.


George Moura, autor e roteirista, indicado seis vezes ao Grammy Internacional, fará uma masterclass, no dia 7 de outubro, com o tema Como falar com o grande público. Nesta palestra serão exploradas as estratégias e dificuldades para se comunicar com o grande público nas produções audiovisuais. Serão discutidos aspectos essenciais como a construção de narrativas envolventes, a identificação de temas que interessam ao grande público e o uso de formatos visuais e sonoros que potencializam a conexão emocional.


Pedro Belchior, diretor premiado, roteirista, produtor e membro da Academia do Emmy Internacional, ministrará, no dia 7, a Masterclass “Breves reflexões sobre o processo de criação de originais para o streaming no Brasil”. A palestra irá abordar o panorama atual da criação de conteúdos originais para plataformas de streaming no Brasil, destacando desafios, oportunidades e inovações do mercado. Serão discutidos os principais aspectos do desenvolvimento criativo, como a concepção de ideias, adaptação de narrativas para o formato digital, impacto das mudanças no comportamento do público e o papel da diversidade cultural na produção de histórias. 


Bruno Luperi, autor das novelas ‘Renascer’ e ‘Pantanal’, da TV Globo, apontará caminhos sobre como falar com todos os públicos, no dia 8 de outubro.


O CEO da produtora A Fábrica, Luiz Noronha, e a roteirista Angela Chaves falarão sobre os desafios de produzir conteúdo para falar com todos os públicos e o “dorama” brasileiro ‘Pedaço de Mim’, que alcançou um sucesso enorme na Netflix, no dia 8 de outubro.


Fernando Rovzar, produtor mexicano das renomadas séries ‘Las Azules’, (primeira série produzida pela Apple no México), ‘La Piloto’ e ‘A Bela e as Bestas’, falará sobre “Produção de séries que viajam o mundo, no dia 8 de outubro. Nesta palestra, será explorado o processo de criação e produção de séries com potencial para alcançar audiências globais. Serão discutidos quais elementos fazem a série "viajar", temas culturalmente relevantes e formatos adaptáveis para diferentes mercados. Além disso, a importância de ter parcerias globais, desafios de distribuição e como criar narrativas universais, também serão temas abordados.


Já o roteirista americano Patrick Hegarty vai falar, no dia 11, sobre Como construir narrativas que falem com todos os públicos. Patrick Hegarty é um roteirista premiado cujo roteiro de longa-metragem "S.T.E.A.L." foi nomeado para a Hit List como um dos melhores roteiros de Hollywood. Atualmente desenvolve projetos nos EUA e no Brasil. Além de seu trabalho como roteirista, ele também é um premiado escritor de jogos. As parcerias criativas incluem Total Entertainment (Brasil), Moore Street Productions (EUA), FunPlus, Disney, Sony, EA, Activision, 2K Games, Zynga e outras.


No RioMarket ainda serão realizados workshops diferentes sobre criação de roteiro.


Curso de Roteiro Intensivo - Cinema, Séries de TV e outras Mídias com o analista de conteúdo Gustavo Martínez. Dividido em 3 módulos, as aulas, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, vão falar sobre Estrutura do Conflitoa Construção de Personagens e Vínculos Emocionais e Estrutura do Enredo.


RM 2024


O RioMarket traz uma série de seminários, masterclasses, workshops, round tables, além de rodadas de negócios e do RioMarket Jovem, com a participação de pessoas de destaque do mercado nacional e internacional.

RioMarket é uma das áreas mais estratégicas do Festival do Rio, com 26 edições realizadas, mais de 11 mil rodadas de negócios e de 4 mil seminários realizados. O evento reúne anualmente produtores, diretores, roteiristas, distribuidores, agentes de vendas, exibidores e outros profissionais do setor, criando um ambiente propício para a formação de parcerias e acordos comerciais.


Os principais pilares objetivos do evento são trazer para o mercado audiovisual: conexões e networking, oportunidades de negócios, capacitação e formação, além de inovação e novas tecnologias.

 

Todas as informações sobre inscrições e a programação do RioMarket 2024 podem ser encontradas no site www.riomarket.com.br.


***

O Festival do Rio e o RioMarket contam pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e apoio institucional da ANCINE.


ENDEREÇO:


Local: Orla Conde - Armazém 6, Cais do Porto (em frente à Estação VLT Utopia Aquário)

Horário: 9h30 às 21 horas

Informações e inscrições 

www.riomarket.com.br 

Instagram @riomarket_


https://www.riomarket.com.br/br/programacao


*****

Sobre a Shell Brasil

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)