segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

A proibição da série “Şakir Paşa Ailesi” será apelada amanhã

 Os 7 episódios exibidos anteriormente da série "Şakir Paşa Family: Miracles and Scandals", produzida pela Medyapım, da NOW, foram removidos do site do canal, do YouTube, do Disney+ e das redes sociais devido a uma medida de precaução tomada pelos netos da família.














Os netos da família , Joanne Aliye Noonan Kutup, Diana Deniz Noonan, Ömer Derya Kabaağaçlı, Sibel Kabaağaçlı, Murat Can Önce  e  Cem Noonan , solicitaram uma decisão para interromper a transmissão da série “ Şakir Paşa Ailesi: Milagres e Escândalos” alegando que sua permissão não foi obtida e que sua família estava sendo alvo de assassinato de reputação. Assim que a decisão foi notificada ao NOW, os 7 episódios da série exibidos anteriormente foram removidos do site do canal, do YouTube, do Disney+ e das redes sociais. O 8º episódio, que estava programado para ir ao ar hoje à noite, também foi removido da programação de transmissão.


ambém é proibido filmar novos episódios

Amanhã, a produtora da série vai recorrer da decisão de banir os netos. Se o tribunal não aceitar a objeção, a vida da série na tela chegará ao fim. A equipe da série, que foi suspensa da transmissão três vezes e recebeu multas administrativas da RTÜK na semana passada, aguarda notícias da produtora. Foi relatado inicialmente que o set seria na segunda-feira e depois na terça-feira. No entanto , a decisão tomada pelos netos de Şakir Pasha inclui bloquear o acesso aos episódios publicados, interromper e proibir sua transmissão, bem como proibir a filmagem e a transmissão de novos episódios. Tudo será determinado pela decisão do tribunal sobre a objeção de Medyapım .

Os membros da família foram divididos em dois


Um dos netos da família, o consultor empresarial Deniz Kabaagaç , criticou a decisão de proibir o livro e disse: “Como alguém cujo avô foi julgado e exilado devido a uma história, seria impróprio da minha parte aprovar a proibição de outra história, ficção, mesmo que haja aspectos com os quais eu discorde. Deixe-me lembrá-lo das palavras assinadas por Şakir Pasha: Atitude é importante”, explicou ele.


Por outro lado, a RTÜK apoiou a decisão em uma carta publicada ontem e publicou a seguinte declaração:


“Na última reunião do Conselho Supremo de Rádio e Televisão, o 10º Tribunal Cível de Primeira Instância de Istambul decidiu interromper a transmissão dos episódios atuais da série “Şakir Paşa Ailesi: Milagres e Escândalos” transmitida pela NOW TV, que estava sujeita a severas sanções devido a cenas que eram contra os valores nacionais e morais da sociedade, a moralidade geral e a proteção da família.


Após a decisão tomada pelo 10º Tribunal Cível de Primeira Instância de Istambul em relação à série, foi considerado necessário fazer a seguinte declaração. Como se sabe, honra e dignidade são valores pessoais que cada indivíduo possui na vida social. Ataques à honra e à dignidade das pessoas podem ocorrer às vezes por meio da escrita e às vezes por meio do comportamento. A lei impõe uma responsabilidade significativa à nossa instituição no caso de tais ataques verbais e escritos visando a honra e a dignidade de indivíduos serem realizados por meio de transmissões de rádio e televisão.

Vale ressaltar que, principalmente em transmissões televisivas, a presença de palavras e imagens juntas aumenta ainda mais o impacto do atentado à dignidade. Sabe-se que, devido à alta probabilidade de reincidência de violações de direitos pessoais ocorridas por meio de transmissões de rádio e televisão, há uma presunção na doutrina de que seus efeitos continuarão mesmo que o ataque tenha cessado. Neste contexto, o artigo 6º da Lei n.º 6112 sobre o Estabelecimento e Serviços de Radiodifusão de Rádio e Televisão, intitulado “Independência e Responsabilidade do Prestador de Serviços de Comunicação Social”; “O conteúdo e a transmissão dos serviços de radiodifusão não podem ser interferidos com antecedência e o conteúdo das transmissões não pode ser controlado com antecedência.” contém a disposição. Além disso, o artigo 138 da Constituição intitulado “Independência dos Tribunais” afirma; “Os órgãos legislativos e executivos e a administração devem cumprir as decisões judiciais; Esses órgãos e a administração não podem alterar decisões judiciais de forma alguma ou atrasar sua implementação.” contém a disposição. É uma obrigação constitucional em termos de hierarquia de normas que a questão relevante seja tomada de acordo com a decisão judicial acima mencionada pelo Departamento de Monitoramento e Avaliação do nosso Conselho Supremo, e em caso de violação, a questão relevante será avaliada dentro do escopo dos princípios do serviço de radiodifusão regulamentados no artigo 8º da Lei nº 6.112. “É respeitosamente anunciado ao público.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)