terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Menina que via filmes: O Coração do Mundo

 













Título Original: Serdtse mira

Título no Brasil: O Coração do Mundo

País: Russia

Ano: 2018

Formato visto: Cabine On-line Festival de Cinema Russo 2020

Duração: 124 Mins

Gênero: Drama

Diretora: Natalia Meshchaninova

Elenco: Stepan Devonin, Yana Sekste

🎬

Optei por fazer por escrito meus comentários sobre o filme O Coração do Mundo, porque na verdade foi um filme que me incomodou bastante. 

Apesar de não ter animais domésticos ou até mesmo contato com animais boa parte da vida porque sempre fui bem medrosa, eu não consigo ver animais machucados, ainda mais se tratando de cãezinhos. O filme não é somente isso mas infelizmente ele não chega a lugar algum, e mesmo que ele não seja tedioso, ele não diz a que veio. O roteiro parece querer mostrar a solidão de um veterinário mas nem isso consegue de forma satisfatória.


Nesse longa russo, conheceremos Egor (Stepan Devonin), um veterinário jovem que vive em uma escola de treinamento de cães de caça. Nesse local os cães são constantemente machucados  e precisam de seus cuidados, já que o tal treinamento consiste em colocá-lo em túneis de madeira onde "raposas" os pegaram de tocaia e eles precisam ser ágeis. Os cães saem todo machucados, ensanguentados e obviamente precisam do médico que eu não sei como aguenta ver isso todo dia. Isso porque ele ama os bichinhos, e até mesmo vê neles grandes amigos, pelo menos é o que o longa quis mostrar nas cenas onde ele se deita com eles e conversa como se estivesse falando com outro humano. 

Nesse mesmo local mora a família de seu chefe: Nicolai. A família dele é composta por 4 pessoas, uma delas é o menino Ivan, uma criança curiosa e muitas vezes chatinha que está sempre perguntando e se metendo no trabalho de Egor, mas ele parece gostar dela, aliás parece amar toda família de Nicolai além do normal, como um cidadão abandonado que deve tudo a eles. O que pelo menos na história não faz muito sentido, já que o cara é um veterinário e não um pobre coitado. 

O personagem parece um bobão quando um grupo de defesa dos animais quer ver como são tratados os  bichos e obviamente seu chefe não permite, há muitas cenas em que é difícil entender o que pensa Egor e porque age como se não entendesse o mundo ao seu redor. 













Egor também não consegue demonstrar amor, quando Dasha se declara para ele, ao contrário de um homem adulto não diz o que sente, e parece se preocupar mais com Ivan, o garotinho que não tem educação alguma ou limites e que sinceramente me irritou boa parte do filme. Se o menino tivesse alguma deficiência e essa fosse explicada, entendo que teria empatia do público de perceber que ele age sem noção do que está fazendo. Mas isso não é apresentado, é apenas uma criança que mesmo aparentando ter mais de 8 anos age como um bebê muitas das vezes, tendo apoio de seu amigo Egor, que deixa claro o quanto prefere estar com ele do que com a mãe dele.

Qualquer coisa que diga a mais, será um imenso spoiler, para mim o filme não funcionou, achei o protagonista chatíssimo, a história vazia e até a trilha sonora não foi legal, coisa que nos filmes russo geralmente chamam atenção.


*Filme assistido em cabine on-line, disponível no Festival de Cinema Russo a partir de 10 de dezembro de 2020. 

4 comentários:

  1. Eu também tenho horror a filmes que mostram bichinhos sendo judiados. Por mais que a gente coloque na cabeça "é só um filme" as cenas parecem tão reais que assusta e dói.
    Sei lá, já temos desgraça demais né?
    E pelo que li acima, tudo isso ainda misturado com um enredo nada a ver, sem querer levar pra nenhum lugar.
    Passo rs
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Amo animais e ver qualquer sofrimento com eles, me dá uma raiva...
    Já nem vou assistir esse filme, caso contreário, ficarei bem chateada mesmo

    ResponderExcluir
  3. Ih que filme sem sentido, além disso os cachorros maltratados ??? Desse eu passo longe

    ResponderExcluir
  4. Acho que já comentei aqui...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)